Revestimento de paredes – Chapisco / Emboço / Reboco

O revestimento interno de argamassa ajuda na proteção, estanqueidade e conforto térmico da edificação, além de servir, é claro, como base para os mais variados tipos de acabamento.

Então, vamos lá, logo após a parede estar levantada, temos que seguir as seguintes etapas..

O Chapisco que é a primeira camada de revestimento e nada mais é do que uma camada rugosa / áspera para dar uma maior aderência ao emboço que vem logo a seguir. Sem o chapisco, o emboço poderá não aderir e no futuro se descolar do bloco causando prejuízos. O chapisco apresenta um traço de 1:3 (cimento:areia média/grossa) e seu tempo de cura é de 24h.

No caso da peça ser de concreto (vigas, pilares..) o ideal é usarmos o chapisco e também uma tela metálica OU algum produto próprio para o caso (bianco), pois o concreto apresenta pouca porosidade (não absorve muita água).

Bianco

Chapisco

Logo em seguida, vem o emboço que nada mais é que uma massa grossa que deixa a superfície nivelada. Para isso, são colocadas taliscas nas paredes que servirão de guias para fazer as mestras que garantirá a uniformidade e a espessura do emboço. Tal espessura geralmente fica em torno de 2-3cm podendo variar ainda mais.

Segue uma verdade sobre o emboço:
“A alvenaria nunca fica perfeitamente alinhada e no prumo. Em conseqüência, deve-se ter o maior cuidado para que o emboço seja executado em absoluto alinhamento e no prumo, corrigindo as falhas, pois a qualidade do acabamento depende de uma base perfeita…”

Taliscas

O emboço pode apresentar traços variados,desde 1:1/2:5 até 1:2:8 (cimento:cal hidratada:areia média). Seu tempo de cura é de no mínimo 7 dias.

emboço

Se quisermos aplicar cerâmica, pintura ou impermeabilização, devemos esperar 14 dias, 28 dias, 28 dias respectivamente.

No caso de usarmos cerâmicas em áreas molhadas, devemos usar uma argamassa colante que nada mais é do que uma argamassa com aditivos que quando misturada com água forma uma pasta viscosa e adesiva.

argamassa colante

revestimentos

Por fim, aplica-se o reboco que é uma massa fina que dará acabamento liso e uniforme. Seu traço é de 1:2 (cal hidratada:areia fina).

Video interessante sobre o bianco e sobre sua utilidade.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s